R. Kellers 95 - São Francisco | Curitiba - PR | (41) 3224-2061 | (41) 3324-5421

Desvendando a cultura árabe

symbol-banner-home
header-orientearabe-blog

Desvendando a cultura árabe

Que a comida árabe faz grande sucesso no Brasil não é novidade. Quibe, tabule, homus, babaganush, esfiha, já são palavras populares no nosso país e que dão água na boca a qualquer apreciador da comida.

Pois hoje vamos trazer algumas curiosidades deste universo e que vão fazer você entender um pouco mais sobre a cultura árabe.

1 – Árabe sim. E com muito orgulho!

Ao contrário do que muitos pensam, árabe não é uma raça. Na verdade, este é um termo cultural que descreve quem têm o árabe como língua materna. São mais de 25 países e cerca de 280 milhões de pessoas que têm em comum esse idioma. Hoje o árabe é a quinta língua mais falada do mundo. Curiosidade: a língua árabe só possui 3 vogais e 22 consoantes e a escrita é feita da direita para a esquerda. Esse sistema é chamado de abjad.

2 – Nem todo árabe é muçulmano

É muito comum associar a cultura árabe à religião muçulmana. No entanto, esse é um estereótipo construído em torno da cultura, pois foi a religião islâmica foi criada pelo povo árabe. Mas, é importante saber que nem todo árabe é muçulmano, e vice-versa. São quase 300 milhões de pessoas e a diversidade é grande. Existem árabes cristãos e até mesmo aqueles que são adeptos do judaísmo.

3 – Delícias da Arábia

A culinária árabe é um dos pontos fortes desta cultura no Brasil. Com influências de outros povos, como Turquia, Paquistão e Índia, a comida tem alguns temperos e ingredientes que a tornam ainda mais especial. No Brasil, a gastronomia árabe tem origem quando, em meados do século XIX, os árabes de origem cristã estavam sendo perseguidos pelo Império Otomano. A maior parte desse povo eram sírios e libaneses que, ao fugir, foram enganados pelas companhias de navegação e acabaram desembarcando no Brasil e Argentina ao invés dos Estados Unidos. Entre os elementos mais utilizados podemos destacar a carne de carneiro, creme de leito, iogurte, ervas e especiarias e grãos. Os doces normalmente utilizam nozes, mel, frutas secas e amêndoas.

4 – Muita joia!

Uma das grandes paixões da cultura árabe são as joias. Dificilmente você vai ver homens ou mulheres árabes sem anéis, colares, e outras joias exuberantes. É um povo que realmente gosta de investir nisso.

Agora que você já descobriu algumas curiosidades desse mundo, que tal vir para o Oriente Árabe e ver na prática um pouco mais desse fascinante mundo?